Baía Formosa- Litoral Sul -
Bonita e entrecortada por aspectos selvagens da natureza, a cidade ainda respira um pouco do ar inexplorado.
Situada no litoral sul do Rio Grande do Norte, Baía Formosa fica a 94 km de Natal, a 110 quilômetros de João Pessoa (PB) e 220 quilômetros de Recife (PE) pela estrada BR-101.
Em Baia Formosa encontra-se a maior reserva de Mata Atlântica ainda preservada do Rio Grande do Norte: a Mata da Estrela com uma área de mais de 2000 hectares.
Passeios e visitações são restritos, pois é uma Reserva Particular do Patrimônio Natural, tombada pelo Estado.
Na Mata da Estrela, a Lagoa da Coca-Cola é um atrativo à parte, com suas águas escuras que os nativos acreditam ter poderes medicinais e rejuvenescedores.
As belezas naturais são o principal atrativo, e é possível encontrar cerca de 26 km de praias semi-desertas envolvidas por 2.365 hectares de mata atlântica e exuberante manguezal.
A Mata da Estrela, reserva de mata atlântica nativa a beira-mar, com lagoas, trilhas, fauna e flora exuberantes são atrativos que não podem deixar de ser visitados.
A Lagoa Araraquara é também chamada de Lagoa da Coca-Cola graças as suas águas de cor escura, fruto da pigmentação das raízes das árvores e a composição química do solo rico em iodo e ferro.
Praia da Pipa- Litoral Sul -
Moradia de golfinhos e tartarugas marinhas a Praia da Pipa pertence ao município de Tibau do Sul, nome indígena que significa "entre duas águas" (já que é cercado pela Lagoa de Guaraíras e o Oceano Atlântico).
De "Orotapiry" - aldeia do homem branco em tupi, "Itacoatiara" - pedra principal de cor amarelada e "Ponta do Cabo Verde"– devido a belíssima vista da Mata Atlântica que os navegadores viam ao longe- a vila acabou sendo conhecida por Pipa porque a Pedra do Moleque (situada no ponto mais extremo da praia dos Afogados) parece ao longe como um barril de vinho ou cachaça.
Talvez venha daí sua propriedade em "entontecer" os aventureiros e turistas do mundo desde a época em que piratas de todas as nacionalidades desembarcavam nas suas praias em busca do pau Brasil.
Localizada no maior santuário ecológico do Estado do Rio Grande do Norte, eleita pelo Guia 4 Rodas como uma das 10 mais belas praias do Brasil, a Pipa começou a ficar famosa nos anos 80 através dos amantes do surf.
Balneario de Piranji- Litoral Sul -
A Praia de Pirangi do Norte fica no município de Parnamirim, bem próximo à Natal e chama a atenção de turistas devido suas reservas ambientais e também a facilidade de acesso.
O Rio Pirangi, que cerca esta costa, é o mais famoso do estado e por onde a capital foi descoberta.
Os atrativos culturais e históricos é o que deixa a Praia de Pirangi do Norte admirável, mas o mar com arrecifes e corais a torna irresistível.
Existe uma longa faixa de areia branca e fina por toda a costa da Praia de Pirangi do Norte. Toda a beira mar é bem tranquila e você consegue aproveitar a vontade.
O mar é tranquilo, com poucas ondas e águas sempre mornas.
Quem gosta de praticar mergulho, por aqui sempre existem passeios disponíveis para qualquer turista.
Aproveite bastante, mesmo sendo iniciante na prática.
São Miguel de Gostoso- Litoral Norte -
São Miguel do Gostoso é um pequeno paraíso bem perto de Natal (108 km), com moradores simpáticos e hospitaleiros: onde quer que você vá, será recebido com um sorriso no rosto e muita educação.
Considerado um dos melhores picos do mundo para a prática de esportes náuticos, a cidade recebe wind e kitesurfistas de todas as partes.
A cada ano, a cidade ganha mais visibilidade e surgem novas opções hoteleiras e gastronômicas.
Balneario de Maracajau- Litoral Norte -
Residence Village - Maracajau : km. 75 - Tempo pelo passeio 1 dia
Maracajaú é conhecido pelas belísimas praias, dunas, lagoas e ao redores que se pode visitar a pé, quadriciclo, buggy ou cavalo.
Quinze minutos de viagem de lancha ou quarenta minutos de catamarã são suficientes para que o turista viaje entre dois paraísos, da linda beira-mar até os recifes.
Já na reserva de preservação marinha pode-se optar entre fazer um mergulho meramente recreativo, usando snorkel e equipamento básico, ou conhecer a fauna e a flora marinhas mais profundamente, no mergulho autônomo.
As embarcações saem da praia no início da maré baixa e voltam somente com a maré subindo.
Os mergulhos são sempre realizados quando a profundidade está entre um e dois metros, faixa que permite a melhor visibilidade da fauna marinha.
O passeio dura cerca de duas horas.
Durante a permanência, os turistas também podem tomar drinques e comer tira-gostos oferecidos nos "flutuantes" embarcações de apoio que ficam atracadas
permanentemente em alto-mar.
Ideal para um dia de sonho!
Balneario de Genipabu- Litoral Norte -
O Parque Turístico Ecológico Dunas de Genipabu engloba uma praia, um grande complexo de dunas, uma lagoa e uma área de proteção ambiental localizados no município de Extremoz, no estado do Rio Grande do Norte, no Brasil.
Localiza-se a vinte quilômetros do Centro da capital do estado, Natal.
É um dos mais famosos cartões-postais do estado.
Praia de Galinhos- Litoral Norte -
Praia de Galinhos (RN) tem belezas naturais ainda pouco exploradas.
Destino não tem a infraestrutura dos grandes roteiros de viagem.
Por outro lado, atrai quem gosta de estar em contato com a natureza.
A praia é um destino turístico despretensioso e não tem a infra-estrutura dos grandes roteiros de viagem.
Não tem museus, nem local de compras, mas tem garça azul e uma parede de sal, que de longe se passa por neve.
O município de Galinhos fica em uma península, um braço de terra que avança sobre o mar em uma área de 342 km², com cerca de 2300 habitantes.
Gente simpática e calorosa recebe os visitantes com um sorriso largo e o sotaque típico do nordestino.
Para chegar a Galinhos, saindo de Natal, o turista precisa pegar a BR-406.
São 2 horas de viagem (170 km) até o estacionamento da Prefeitura, onde os carros ficam estacionados. Desse local pra frente, só é possível seguir de barco ou de carro 4x4 pela praia.
No barco é possível conhecer um pouco mais de Galinhos.
O manguezal, que está presente na maior parte desse litoral, é o berçário de caranguejos, ostras que se fixam nas raízes do mangue formando grandes cachos e aves, como as garças brancas e azuis.
Em meio à vegetação, desponta uma imensa montanha branca que se diferencia na paisagem.